EMPREENDEDORISMO FEMININO CONTRIBUI PARA A GERAÇÃO DE RENDA EM COMUNIDADES DE BARCARENA
Este mês, comemora-se o Dia Mundial da Comunidade, a data busca criar uma reflexão sobre o papel social que cada cidadão desempenha no meio em que vive. Em Barcarena, região do Baixo Tocantins no Pará, mulheres da comunidade do Laranjal, resolveram fazer a diferença e empreender em prol da comunidade.
Elas reuniram-se e criaram o projeto Lixoxiki, que oferece cursos de capacitação para corte e costura com foco na reciclagem de banner, que se transformam em bolsas, cintos, eco bags, entre outros artigos para diversos públicos. “Temos uma preocupação que vai além de ensinar como reciclar esse material. Buscamos formar multiplicadoras e novas empreendedoras dentro da nossa comunidade. Nossas artesãs estão sempre atentas às tendências da moda e aos estilos que vão ser usados, por exemplo, isso serve para que vejam que o mercado não é só fabricação, envolve um contexto maior. Assim, elas podem desenvolver outras habilidades, agregando valor, inovando e apresentando novas possibilidades”, afirmou Ivonethe Cordeiro, coordenadora do projeto.
Ao todo, o projeto já capacitou 80 mulheres em três anos de funcionamento. Atualmente é composto por 12 artesãs que trabalham em parceria com o programa Voluntários Albras, da Alumínio Brasileiro S/A, empresa que fornece o material para reciclagem e, também é um dos clientes, absorvendo parte da produção, em forma de brindes corporativos. “É gratificante ver a consolidação de uma parceria que deu certo. O projeto Lixoxiki é uma ação que apresenta três requisitos básicos do empreendedorismo: é ecologicamente correto, já que sua base é a reciclagem; é economicamente viável, gerando renda para as famílias e para própria manutenção do projeto e socialmente justo, já que o maior ganho dele é transformar a percepção de vida dessas mulheres e estimular um desenvolvimento pessoal e comunitário indo além da complementação de renda”, avaliou Edson Maciel, analista de comunicação da Albras.
Empreendedoras
Segundo dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) o empreendedorismo feminino cresceu mais de 20% no último ano. De cada dez pequenos negócios abertos no país, três tem o comando feminino. Na região Norte o crescimento foi o maior do país. Em dez anos, o número de mulheres que montou um negócio cresceu quase 80%.
Participante do Lixoxiki há seis meses, Marina da Silva, 40, colhe os frutos do novo trabalho. Desempregada, conseguiu através da costura e venda de tapetes e bolsas sustentar a família. “Quando entrei no projeto eu e meu marido estávamos sem emprego e com um filho pequeno para criar. Comecei a costurar para vizinhos, familiares e amigos. Quando me dei conta já estava ganhando mais do que no meu antigo emprego”, comemorou Marina.
O estudo do Sebrae também revela que as mulheres que estão montando o seu próprio negócio são bastante jovens: 41,3% têm entre 18 e 39 anos e 52% têm entre 40 e 64 anos. Além disso, cerca de 40% delas são chefes de família, sendo que a maioria (70%) tem ao menos um filho.
Hoje, o projeto já oferece oficinas em comunidades próximas o que possibilita que o formato sirva de exemplo para outras famílias e possa mudar a realidade de cada vez mais pessoas.

Recentemente a Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo do Caeté (Aquicaeté), em Abaetetuba, recebeu uma oficina que capacitou  17 mulheres da região. Além de gerar renda, a oficina auxiliou no fortalecimento da associação de moradores que já existe na comunidade e produziu multiplicadoras do projeto na região. “Essa experiência veio somar com o trabalho que nós desenvolvemos aqui, no grupo de mulheres, e todas nós ficamos muito gratas pelo aprendizado. Já fazemos há algum tempo estudos sobre o mercado de artesanato e de outras opções para gerar renda para a comunidade, mas esse trabalho é ótimo, pois, além de arte, ele agrega valor através da preservação do meio ambiente, algo que é muito importante para nós”, afirmou Ana Carla, coordenadora do grupo de Mulheres do Caeté.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTISTA CEARENCE CRIA OBRAS EM HOMENAGEM AOS 59 ANOS DE NAVEGANTES EM SANTA CATARINA